Lorenzo e Márquez ganham guarda-costas em Mugello

0
3

Organizadores da MotoGP providenciaram guarda-costas para Jorge Lorenzo e Marc Márquez para o GP da Itália; objetivo é minimizar chance de incidente com fãs de Valentino Rossi

O conturbado final da temporada 2015 da MotoGP tem mais um capítulo em Mugello, sede do GP da Itália deste ano: Jorge Lorenzo e Marc Márquez terão um guarda-costas para cada um durante o final de semana da prova na ‘casa’ de Valentino Rossi.

Como se viu especialmente nos GPs do Catar, Argentina e da França, Lorenzo e Márquez foram alvo de vaias durante tais etapas, vaias estas emitidas pelos fãs de Rossi, que ainda não aceitaram o que aconteceu na reta final de 2015.

Acredita-se que, em escala mundial, oito em cada dez pessoas que acompanham a MotoGP apoiam Rossi, proporção que salta para nove entre dez quando a pesquisa se restringe ao território italiano.

Por isso a preocupação com a integridade física da dupla espanhola, que além da proteção extra, evitará aparecer em eventos públicos – nenhum dos dois tem eventos de patrocinadores marcados para o final de semana em Mugello.

Exposição mínima

Apesar da ausência de eventos de patrocinadores, Lorenzo terá o apoio de 100 membros do fã-clube na pista italiana. Márquez, por sua vez, não terá ninguém. “30 membros virão de avião direto da Espanha, 30 já moram na Itália, outros 30 virão de diferentes países e 10 virão de moto”, disse um membro do staff do atual campeão ao Motorsport.com.

“Eles estão com os ingressos em mãos e evitarão contato com os fãs de Rossi, embora isso seja bastante complicado já que os torcedores do italiano estão por toda a parte aqui”, destacou o funcionário.

Sobre o tema, Rossi foi questionado na Argentina se faria algum tipo de apelo para acalmar torcedores que estivessem pensando em agredir Lorenzo ou Márquez. “Eu não fiz isso, mas meu fã-clube fez, então é como se eu tivesse feito”, disse o italiano.

Segurança adicional

Embora tenha dito que o nível de segurança em Mugello segue o padrão adotado nas demais etapas da temporada, Helios Xaudaro, diretor de eventos da Dorna, organizadora da MotoGP, revelou que a dupla espanhola terá um guarda-costas para cada.

“Solicitamos à companhia alemã que cuida da segurança para nós que nos disponibilizasse mais dois funcionários. Lorenzo e Márquez terão um guarda-costas cada, que estarão prontos e terão carta branca para agir em caso de necessidade”, afirmou Xaudaro.

Além dos espanhóis de Honda e Yamaha, um terceiro guarda-costas foi designado para cuidar de Álex Márquez, irmão de Marc e piloto da Moto2. Por fim, a Dorna irá ampliar a vigilância na área dos motorhomes: normalmente, só há efetivo durante o dia, mas em Mugello a segurança estará presente o tempo todo.

Fonte: http://br.motorsport.com/motogp/news/lorenzo-e-marquez-ganham-guarda-costas-em-mugello-738155/