COI detecta doping de 23 atletas em Londres em nova análise

0
3
Ainda é necessário fazer uma segunda análise para esses casos, da chamada amostra B, para a confirmação do doping. Foto: Getty Images

Competidores poderão ser excluídos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nomes não são divulgados.

O comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira (27/05) que 23 atletas tiveram resultado de doping positivo em novos exames de amostras coletadas durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Segundo o COI, todos poderão ser banidos dos Jogos do Rio de Janeiro, em agosto. Ainda é necessário fazer uma segunda análise para esses casos, da chamada amostra B, para a confirmação do doping.

O COI reanalisou 265 amostras, que passaram por testes com tecnologias mais avançadas do que na época. Os atletas barrados nos exames são de seis países e praticam cinco modalidades esportivas. Os nomes não foram divulgados.

“Queremos manter os que fazem uso de doping longe dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Por isso, estamos atuando rapidamente”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, ao ressaltar que a comissão disciplinar da entidade tem poder absoluto para aplicar sanções aos atletas.

As novas análises já haviam confirmado o doping positivo de 31 atletas, 14 deles russos, que participaram dos Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008. O COI anunciou nesta sexta que um novo caso dos Jogos de Beijing apresentou “parâmetros anormais”. Com o resultado, 54 atletas de Jogos passados poderão ser retroativamente desqualificados e perder suas medalhas.

O COI mantém as amostras de sangue dos atletas por dez anos para que elas sejam reanalisadas quando houverem métodos de análise mais avançados. Nas próximas semanas, o comitê retestará a segunda amostra de cada atleta para confirmar o primeiro resultado. “O programa de reanálise está em andamento, com a possibilidade de mais resultados nas próximas semanas”, afirmou.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/coi-detecta-doping-de-23-atletas-em-londres-em-nova-analise,bb6a4d3660f4fe5576887632cca15a99ktyy0rth.html