Suíça inaugura túnel ferroviário de 57 km, o mais longo do mundo

0
6
Imagem de 2011 da construção do túnel ferroviário de Saint-Gothard (Foto: Fabrice Coffrini / Arquivo / AFP Photo)

Túnel de Saint-Gothard (São Gotardo) cruzará os Alpes.
Ali passarão 260 trens de carga (100 km/h) e 65 de passageiros (200 km/h).

Da France Presse

A Suíça inaugura nesta quarta-feira (1º) o túnel ferroviário de Saint-Gothard (São Gotardo), o mais longo do mundo, com 57 km, o que permitirá aumentar o tráfego entre o norte e o sul da Europa.

A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, estarão presentes na cerimônia de inauguração e pegarão um trem que os levará de Erstfeld, na entrada norte do túnel, até Bodio, na parte sul, na Suíça italiana.

O imenso túnel, que exigiu 17 anos de obras, entrará realmente em operação em dezembro e será peça-chave da nova linha ferroviária que cruzará os Alpes (NEAT), permitindo uma nova rota de comunicação entre o norte e o sul da Europa.

Seu objetivo é aumentar o transporte ferroviário de carga e descongestionar as estradas no corredor Rin-Alpes, de Roterdã, no mar do Norte, a Gênova, no Mediterrâneo.

A obra custou 12,2 bilhões de francos suíços (US$ 12,276 bilhões). Diariamente, o túnel poderá ser utilizado por 260 trens de carga – a 100 km/h – e por 65 trens de passageiros, a 200 km/h.

Fonte: http://g1.globo.com/