Porque a sua pele vai enrugando no banho

0
13

Já se perguntou por sua pele vai enrugada no banho? A resposta de na evolução de suas mãos segurando …

Algumas partes da pele humana, mais conhecido como pele glabra, ter uma resposta única para a água. Ao contrário do resto do corpo, a pele dos dedos, palmas das mãos e dos pés, e solas rugas depois de se tornar suficientemente molhado.Cinco minutos mais ou menos normalmente irá fazer o truque.

Mas por que essas manchas de rugas da pele? Alguns pensam que esta é uma reação bioquímica, um processo osmótico em que a água arranca um punhado de compostos para fora da pele, deixando uma extensão de pele ressecada, pruney em seu lugar.

Mas há um século, os cientistas já sabiam que esta reação curiosa não era um simples reflexo ou o resultado de osmose.

Isso porque os cirurgiões aprenderam que, se certos nervos para os dedos foram cortados, a resposta rugas desapareceria. Dedos enrugados, então, são sinais de um sistema nervoso intacto. Com efeito, a resposta enrugamento tem sido sugerido como um meio para determinar se osistema nervoso simpático é funcional em pacientes que são de outro modo que não responde.

(Crédito: Getty Images)

O efeito do enrugamento ocorre geralmente após cinco minutos ou menos (Crédito: Getty Images)

Por tudo isso, a comunidade científica tem consenso. Mas se e como a resposta wet-rugas podem ter evoluído, e se ele ainda representa uma adaptação, em primeiro lugar, continua a ser um debate controverso.

Neurobiólogo Mark Changizi de 2ai Labs acha que tem que haver uma adaptação. Considere passos do pneu. Em condições secas, pneus lisos melhor pode manter seu controle sobre o asfalto, o que explica por carros de corrida têm tipicamente, pneus sem feições suaves. Mas ao dirigir na chuva, passos são muito mais seguros.

Em 2011, Changizi e seus colegas encontraram evidências de que os dedos enrugados, de fato agir como degraus de chuva

dedos enrugados, então, poderia ser ideal projetado para prender em ambas as condições molhadas e secas. É extremamente difícil provar que qualquer característica biológica é uma adaptação, e muito menos por que ele pode ter evoluído. Mas os pesquisadores podem procurar dicas, pistas que indicam que um recurso pode de fato ter evoluído como uma adaptação dizer-conto.

Em 2011, Changizi e seus colegas encontraram evidências de que os dedos enrugados, de fato agir como degraus de chuva, canalização de água longe dos dedos das mãos e pés durante condições de chuva, permitindo primatas – humanos e macacos, para ser específico – para manter apertos apertados.

Em outras palavras, as rugas que resultam da exposição à água pode ser pensado como pequenos sistemas de drenagem rio, manuais. Em um típico ‘divisor de águas’, múltiplos fluxos se combinam em canais maiores, o que acabou de despejo em um rio central, bem como galhos se combinam para formar ramos, que fluem no tronco de uma árvore. Os pedaços de terra entre os rios e ribeiros, por outro lado, são desconectados.

Para ver se os dedos de primatas enrugadas tinham características semelhantes às bacias hidrográficas, Changizi e sua equipe analisaram fotos de 28 dedos humanos. Eles descobriram que os dedos enrugados tinham a formação exato inverso como bacias hidrográficas, com um interconectado “árvore” levantada, de pele irregular, pontuado por divergentes, canais afundados desconectados.

(Crédito: Getty Images)

pontas dos dedos enrugados poderia ter ajudado a nossa aderência ancestrais primatas melhor no molhado (Crédito: Getty Images)

As cristas não são ao acaso colocado; esse padrão invertido realmente faz sentido. Rivers misture a água, enquanto os canais em um dedo enrugada e destina-se a forçar a água fora. “O ato de pressionar a ponta do dedo para baixo sobre uma superfície molhada aperta o fluido para fora sob o dedo através dos canais, e após a conclusão deste single fluxo pulsátil contactos de pele de todo o dedo a superfície”, escrevem os pesquisadores.

E depois há isto: rugas não aparecem até cerca de cinco minutos de exposição constante à água, o que significa que o contacto acidental não é suficiente para resultar em rugas, a resposta só se torna útil em condições de chuva ou orvalhadas. E isso ocorre muito mais rapidamente em resposta à água doce do que a água do mar, o que poderia refletir as circunstâncias em que ele pode ter evoluído originalmente em primatas.

Mesmo se a resposta wet-rugas não evoluíram de forma explícita para ajudar na emocionante, ele ainda pode ser que ele continua a ser útil para a tarefa. De fato, um estudo de 2013 conduzido por neurocientistas britânicos descobriram evidências que os dedos enrugados pessoas auxiliado na manipulação de objectos molhados.

Changizi pensa que a resposta wet-rugas é útil para apoiar o seu próprio peso corporal

No experimento, 20 pessoas tiveram de transferir 45 objetos de tamanhos diferentes – todos os mármores e pesos de pesca – de um recipiente para outro. Em alguns casos, os objetos estavam secos, enquanto os dedos dos participantes eram lisa ou enrugada. Em outros casos, os objectos foram submersas. Eles descobriram que os dedos enrugados permitiu aos participantes para transferir mais rapidamente os objetos quando submerso, embora eles não fizeram nenhuma diferença para objetos secos.

No entanto, um semelhante estudo 2014 conduzido por pesquisadores alemães descobriram o oposto. Nesse estudo, os pesquisadores tiveram 40 pessoas transferir 52 mármores e dados de diferentes tamanhos e pesos de um recipiente para outro. Eles descobriram, no entanto, não houve diferenças significativas na capacidade dos participantes para manipular os objetos, não importa se os seus dedos estavam lisa ou enrugada, e os objetos secar ou submerso.

Do mesmo modo, um grupo de pesquisadores de Taiwan conduzida uma série de experiências com o auxílio de um voluntário masculino de 24 anos de idade. Eles avaliaram o atrito aplicada a uma superfície lisa por as pontas dos dedos lisas ou enrugadas, por exemplo, e quanta força as mãos aplicado ao deslizar através de um bar. Eles também medida a sua capacidade para forçar duas extremidades de uma mola juntos. Ao invés de encontrar nenhuma diferença, no entanto, eles realmente constatou que wet-rugas resultou na redução do desempenho para cada teste.

(Crédito: Getty Images)

O enrugamento da pele é uma reação perfeitamente natural (Crédito: Getty Images)

Claro, se a resposta wet-rugas evoluíram como uma adaptação, não foi certamente para as condições de laboratório altamente artificiais em que estas experiências foram executados.

Changizi pensa que a resposta wet-rugas é útil para apoiar o seu próprio peso corporal, não para manipulações bem-motoras de pequenos objetos. “Se você está realmente indo para fazer um teste comportamental onde importa, [deve ser] agarrando em árvores ou coisas mais pesadas, e não pequenos mármores”, diz ele. “Você não está em risco de hidroplanagem de qualquer maneira”, ele aponta, quando sua tarefa é transferir mármores entre baldes. A chave é avaliar o impacto da pele enrugada na locomoção, em vez de destreza.

Sua experiência ideal? Recrutamento parkour especialistas para mostrar as suas acrobacias urbanas enquanto qualquer amassado ou não enrugada, e em condições molhadas ou secas. “Em algum tipo de forma segura”, acrescenta.

 

Fonte: http://www.bbc.com/