6 lugares que parecem estar ganhando a guerra contra os carros

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Image copyrightNA Image captionOslo oferece opões convidativas para pedestres e ciclistas, como a 'Stranden', à beira-mar

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Image captionCirculação de carros é proibida no 1º domingo do mês em avenidas como a Champs-Elisées

Em 2010, o número de carros em circulação em todo o mundo ultrapassou a marca de 1 bilhão. E a população automotiva só vem crescendo desde então.

Por isso, pode parecer absurdo falar no aumento de localidades em que esses veículos estão totalmente proibidos.

Mas o fato é que de Pequim à Cidade do México, grandes metrópoles estão adotando várias políticas para tentar combater os males trazidos pelos automóveis – principalmente os congestionamentos e a poluição.

Entre as táticas estão proibir a circulação temporariamente, obrigar a conversão para o motor a gás natural ou aumentar os impostos sobre veículos zero quilômetro.

Mas uma coisa está clara: os carros são cada vez menos bem-vindos.

Confira seis lugares do mundo que parecem estar ganhando a guerra contra os motores.

Paris, França

Desde o dia 1º de julho, Paris não permite que carros registrados antes de 1997 entrem no centro da cidade entre as 8h e as 20h, com exceção de modelos clássicos e de colecionador.

Até 2020, os veículos mais velhos serão completamente banidos, e apenas aqueles produzidos a partir de 2011 terão permissão para circular.

A antipatia da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, por escapamentos poluentes virou uma marca registrada de sua gestão.

Em setembro passado, a cidade testou ficar um dia inteiro sem carros. Este ano, ela adotou o fechamento de grandes avenidas, como a Champs-Élysées, para a circulação de veículos todo primeiro domingo do mês.

Oslo, Noruega

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Image captionOslo oferece opões convidativas para pedestres e ciclistas, como a ‘Stranden’, à beira-mar

O centro da capital norueguesa pode ser tornar uma zona sem circulação de carros já em 2019, caso os planos não cedam à pressão dos donos de estabelecimentos comerciais – eles dizem que a proibição tiraria os automóveis de 11 grandes shopping centres.

O ativista JH Crawford, fundador do site CarFree.com, acredita que Oslo deve se tornar a primeira capital do mundo a banir seus carros e motos, servindo mais a pedestres e ciclistas. Mas o centro ainda terá a circulação de ônibus e bondes.

Grande Cidade de Tianfu, China

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Image captionTianfu, na China, está sendo planejada para não incluir carros no dia a dia dos cidadãos

A China é hoje o maior mercado de carros do mundo. Mas Tianfu, uma cidade-satélite planejada próxima a Chengdu, no sudoeste do país, pode se tornar o ponto de partida para uma cruzada contra o automóvel particular.

Apenas metade das ruas de Tianfu poderá ter trânsito de veículos motorizados, de acordo com os planos dos arquitetos americanos Adrian Smith e Gordon Gill, que a estão planejando.

A equipe espera que a cidade de 80 mil habitantes gere 60% menos gás carbônico que as comunidades com uma população semelhante.

Para chegar a Chengdu, os moradores terão opções de transporte público.

Mas até lá a cidade precisa ser construída: os planos de concluí-la em 2020 esbarraram em problemas de zoneamento.

Hydra, Grécia

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Image captionIlha de Hydra mantém o estilo de vida de séculos atrás ao proibir circulação de motorizados

Em 1960, o cantor e compositor canadense Leonard Cohen comprou uma casa na ilha grega de Hydra e escreveu à sua mãe, contando: “A vida aqui corre exatamente do mesmo jeito há cem anos”.

Isso ainda é verdade. Hydra, no Mar Egeu, mantém um estilo de vida tranquilo muito graças à proibição de veículos motorizados, com exceção de pequenas caminhonetes de coleta de lixo.

As ruas cobertas de paralelepípedos servem para uma caminhada lenta e contemplativa. Os mais preguiçosos podem optar por montar em mulas.

O charme de Hydra não foi destruído por estacionamentos e postos de gasolina. E, para um paraíso isolado, a ilha tem estado cada vez mais agitada, sendo destino de celebridades.

Estado de Michigan, EUA

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Image captionMcity, em Michigan, é uma cidade de mentira criada para testes com carros sem motorista

É uma grande ironia o fato de o tradicional epicentro da indústria automobilística americana abrigar a única estrada pública sem carros do país.

Trata-se da M-185, uma rodovia de quase 13 quilômetros de extensão na ilha de Mackinac, no Lago Huron.

Com uma população permanente de cerca de 500 pessoas (e muitos turistas no verão), a ilha deixou claro o que pensa sobre veículos motorizados em 1898, quando proibiu a circulação de “carruagens sem cavalos dentro do perímetro urbano”.

Hoje em dia, no entanto, visitantes e locais podem circular a pé, de bicicleta ou de charrete.

Não muito longe de Detroit, a cidade de Ann Arbor abriga o campo de testes Mcity. Pertencente à Universidade de Michigan, trata-se de uma minicidade com prédios, avenidas e sinais de trânsito construída para o desenvolvimento de veículos autônomos.

Alguns especialistas acreditam que esse tipo de meio de transporte consiga acabar com o problema da superlotação de carros nas grandes metrópoles.

Nova York, EUA

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Image captionA High Line, em Nova York, fez muitos moradores dispensarem o táxi

Manhattan recebe mais de 1,5 milhão de carros todos os dias úteis. Portanto, mal dá para dizer que se trata de uma cidade que está combatendo os motores.

Mas o surgimento da High Line, uma via pedestre construída sobre uma linha de trem abandonada, e que se estende por pouco mais de 2 quilômetros, foi aclamada mundialmente por incentivar os cidadãos a deixar de lado os táxis para caminhar.

Outras cidades, como Chicago, Sydney e Seul, agora implementaram planos para substituir antigas rodovias e ferrovias por parques elevados.

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site da BBC Autos.

Fonte: http://www.bbc.com/