Robô Pepper da Softbank receberá pacientes em hospitais

0
9

Humanoide está sendo programado pela empresa Zora Robotics para recepcionar pacientes e dar a eles direções em hospitais na Bélgica

Robôs já invadiram as salas de cirurgia em alguns hospitais, mas na Bélgica eles assumirão, em breve, funções mais cordiais, como receber pacientes e dar a eles direções.

Nos próximos meses, o hospital Citadelle em Liège e o hospital Damiann em Ostend trabalharão com a Zora Robotics para testar as reações de pacientes aos recepcionistas robóticos.

Não será a primeira vez que a Zora programa robôs para interagirem com humanos, já que um de seus projetos – o pequeno humanoide Nao – atua como companheiro para idosos.

No caso dos hospitais, o robô que será usado pela Zora é o Pepper, da fabricante japonesa SoftBank.

Como o Nao, o Pepper já encontrou trabalho como recepcionista em hotéis japoneses, um ambiente que, convenhamos, pode ser bem mais calmo e familiar do que corredores de um hospital.

Mas vale ressaltar que o Pepper conta com algumas vantagens em relação ao robô Nao no ambiente hospitalar. Ele é mais alto, com 1,2 metro, o que o torna mais visível para as pessoas. E ele conta com um tablet em seu peito, algo que pode resolver a comunicação caso a fala do Pepper,

“Quando o Pepper não entender você, tudo será mostrado no tablet e você poderá clicar no botão onde você receberá a mesma informação”, disse o co-CEO da Zora, Tommy Derrick.

A Zora Robotics começará colocando um robô em cada hospital, inicialmente por algumas horas por semana, a medida que reúne dados de sua performance depois gradualmente aumentará sua presença, disse Derrick.

Inicialmente, o Pepper apenas receberá pacientes. “Normalmente, você terá uma recomendação dizendo para ir ao hospital, então você poderá ir até o Pepper e dizer, ‘eu sou o paciente X, aqui está o meu cartão, me diga onde ir’”, explicou Derrick. Pepper então poderá dizer ao paciente onde é a sua consulta e explicar, talvez usando vídeos como chegar lá.
Em uma segunda fase, o robô poderia até mesmo acompanhar o paciente ao seu destino, explicou Derrick.
Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2016/06/17/robo-pepper-da-softbank-recebera-pacientes-em-hospitais/